Visto de Trabalho

O Canadá é um destino privilegiado para muitos estrangeiros que buscam oportunidades de emprego. O país possui uma economia forte e diversificada, com alto padrão de segurança no trabalho, salários competitivos e muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Além disso, trabalhar no Canadá é um excelente primeiro passo para quem deseja se tornar um residente permanente.

Para trabalhar no Canadá, é necessário garantir que se tenha a devida autorização, pois sem isso pode-se ter sérias consequências em futuras aplicações para imigração no país. O texto abaixo traz algumas opções para imigrar para o Canadá como trabalhador temporário ou permanente.

Benefícios de trabalhar no Canadá

Além do alto padrão de segurança no trabalho e de compliance com as leis trabalhistas, os salários canadenses são competitivos e as empresas são obrigadas por lei a fornecer salários equivalentes entre estrangeiros e canadenses.


Algumas autorizações de trabalho canadenses permitem que o cônjuge obtenha uma autorização de trabalho em aberto e que os filhos acompanhantes em idade escolar possam estudar nas escolas públicas. Outro benefício significativo para os interessados em imigrar para o Canadá permanentemente é que, ao obter experiência de trabalho canadense, um cidadão estrangeiro pode aumentar sua elegibilidade para vários programas de residência permanente canadense. Os programas a seguir concedem valores, em graus variados, para a experiência de trabalho canadense:

Express Entry

Canadian Experience Class (CEC)
Federal Skilled Worker (FSW)
Federal Skilled Trades (FST)

Provincial Nominee Programs (PNPs)
Quebec Immigration Programs
Atlantic Immigration Pilot Program

Tipos de vistos de trabalho canadenses

Existem muitas opções diferentes para obter uma autorização de trabalho no Canadá. Algumas autorizações de trabalho exigem uma oferta de emprego de um empregador canadense, algumas exigem que o empregador providencie uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA), enquanto outras exigem que a pessoa tenha algum tipo de conexão com o Canadá (educação anterior, spousal sponsorship, etc.).

Consulte as categorias abaixo para determinar a autorização de trabalho que melhor se adapta às suas qualificações:

Categorias que exigem a LMIA (Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho)

Temporary Foreign Worker Program (TFWP)

  • LMIA Work Permitsbr
  • Facilitated LMIA (Quebec)
  • Global Talent Stream
  • Isento de LMIA mas exige uma proposta de trabalho (job offer) or contrato de trabalho

    International Mobility Program (IMP)

    LMIA-Exempt Work Permits
    NAFTA Work Permits
    CETA Work Permits
    Intra-Company Transfers

    Visto de Trabalho aberto - Não necessita de oferta de trabalho ou LMIA (Open Work Permits - no job offer or LMIA required)

    International Mobility Program (IMP)

    LMIA-Exempt Work Permits
    NAFTA Work Permits
    CETA Work Permits
    Intra-Company Transfers Post-Graduation Work Permits (PGWP)
    Spousal Sponsorship from Inside of Canada
    International Experience Canada (IEC)
    Bridging Open Work Permit (BOWP)
    Spouse Accompanying International Student

    Dica: Residentes permanentes (PR) não precisam de autorização para trabalhar. Eles detêm praticamente os mesmo direitos e benefícios que um cidadão canadense.

    Como obter um visto de trabalho canadense

    O processo para obter um visto de trabalho canadense varia muito, dependendo do tipo de autorização de trabalho que a pessoa está solicitando. Por exemplo, um estudante internacional no Canadá poderá automaticamente receber uma autorização para trabalhar por até 20hr semanais como parte de sua autorização de estudo.

    A maioria dos pedidos para autorização de trabalho fechada (ou com restrições) exige que um estrangeiro tenha uma oferta oficial de emprego de um empregador canadense, que tem suporte de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). Mesmo aqueles que são isentos do LMIA ou isentos de exigir uma autorização de trabalho devem estar cientes da documentação exclusiva que precisam preparar para garantir a entrada no Canadá. Existem dois caminhos gerais para a obtenção de uma autorização de trabalho canadense: uma autorização de trabalho fechada e uma autorização de trabalho aberta.

    As autorizações de trabalho fechadas estão vinculadas a empregadores específicos, o que significa que um cidadão estrangeiro emitido uma autorização de trabalho fechada deve permanecer trabalhando com o mesmo empregador no mesmo local, a menos que seja alterada a sua autorização de trabalho.